ESTANTE



Na Estante do Jardim, selecionamos livros relacionados à pesquisa e ao Método Montessoriano. 







A Criança, Maria Montessori 
Tradução de Luiz Horácio da Matta. 
2ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Nórdica, s/d.


Se do recém-nascido inerte, mudo, inconsciente e incapaz de movimentar-se se forma um adulto perfeito, com a inteligência enriquecida pelas conquistas da vida psíquica e resplandecente com a luz que lhe é dada pelo espírito, isto se deve à criança.








Educação Montessori: de um Homem Novo para um Mundo Novo 
Izaltina de Lourdes MachadoEditora Pioneira


Na aplicação do sistema Montessori descobre-se claramente que não se trata de vários métodos de ensino, pela sua profundidade e abrangência. Funda-se coerentemente sobre um conceito de pessoa, de educação e dos recursos adequados.






Teach Me to Do It Myself: Montessori Activities for You and Your Child 
Maja Pitamic

Com base no princípio fundamental Montessoriano, em que as crianças aprendem melhor através da experiência ativa, o livro apresenta atividades simples para a criança explorar e desenvolver suas habilidades.
A maioria das atividades pode parecer simples para os pais, porque uma vez dominadas, os adultos as executam automaticamente. No entanto, as crianças experimentam uma sensação de realização e autoestima quando aprendem a realizá-las de forma independente. 





Mente Absorvente
Maria Montessori, Editora Nórdica

Um legítimo estudo científico e pedagógico revelador dos valores das crianças e das possibilidades experimentais do seu desenvolvimento psíquico e intelectual.








Confira!
Revista Plurileituridade, da coleção Coletiv@ 2013. Divulga a leitura em suas mais diversas formas.