Atividade: Aula de Linha



Estudamos um meio que pudesse auxiliar as crianças a tornarem mais sólido o equilíbrio de sua pessoa e, ao mesmo tempo, aperfeiçoa-lhe um movimento fundamental entre todos: o andar. 

                                                                                                                                    Maria Montessori


A Aula de Linha tem como finalidade apresentar noções, construir conhecimentos e despertar a consciência da criança, tendo o professor como mediador. Nessa aula, as crianças aprendem sobre diversos temas, como animais, alimentos em geral, números, letras, moradias, atualidades, análise de quadros artísticos, escritores, tarefas do cotidiano, gêneros musicais, instrumentos musicais, entre todas as informações relevantes para a faixa etária com a qual o professor está trabalhando. O assunto apresentado do dia tem ao centro da Linha algo que o represente. Por exemplo, se é o dia de falar sobre as frutas, no centro da Linha haverá maçã, banana, abacaxi etc. A duração da Aula de Linha varia conforme a idade dos alunos. Com crianças de 2 a 3 anos, pode durar de 15 a 20 minutos, enquanto com crianças maiores pode chegar até aproximadamente 45 minutos, dependendo do interesse e da participação dos alunos no exercício. A Aula da Linha é constituída de 5 fases, a saber:

1ª Fase - atenção: observação dos alunos ao que está no centro da roda e questionamento do professor sobre os conhecimentos prévios de cada um. Busca centralizar todas as crianças na pessoa que as comanda.

Foto: montessoriefamilia.blogspot.com.br

2ª Fase - "andamento": primeiro é o andar na linha naturalmente, buscando equilíbrio sem muito esforço. Em seguida, o professor orienta as crianças a andarem em círculo sobre a linha marcada ou imaginária da sala de aula, podendo fazer isso com diversos movimentos do corpo, como andar com as mãos na cabeça, andar na ponta dos pés, andar segurando algum objeto, andar rápido, lento, saltitando, com um pé só, marchando etc. O objetivo é desenvolver a consciência corporal e temporal dos movimentos.

Vídeo com um exemplo de caminhar na linha  AQUI


3ª Fase - desconcentração: essa fase tem diversos objetivos e desenvolve muitas habilidades, como a linguagem, a ampliação de repertórios de palavras, a atenção, a concentração, a memória, a autonomia e o respeito. Nessa fase, cada aluno pode escolher uma música para a turma cantar, dançar e jogar.

4ª Fase - desabrochamento: é o momento da criança expandir-se por meio de dramatizações, expressão oral etc. Trabalha com as brincadeiras e tem como objetivo desenvolver a criatividade e a imaginação. O professor pode contar histórias para as crianças imaginarem as cenas e os personagens. Nessa fase, há também o diálogo, na construção de conhecimento simbólico para as crianças.  O professor pode associar o conhecimento prévio das crianças a outras informações sobre o assunto, e, assim fazer com que elas construam novos sentidos para o mesmo assunto, aprendendo a relacioná-los com a vida cotidiana.


Foto: montessoriefamilia.blogspot.com.br

5ª Fase - relaxamento: seu objetivo é proporcionar um ambiente calmo e tranquilo. É o momento de reunir as crianças no silêncio e no recolhimento. Se o professor preferir, nesse momento o ambiente pode ficar à meia luz (se alguma criança adormecer, não tem problema). O professor convida as crianças a ficar em silêncio, a deixar os músculos relaxados em uma posição confortável, configurando o ponto máximo do relaxamento. As crianças devem aprender a ficar em silêncio para interiorizarem o que foi construído e aprendido - no silêncio escutam músicas de relaxamento, o assobio dos passarinhos, o barulho das outras crianças no pátio etc. Para finalizar, em tom de voz baixo, o professor chama o nome de cada aluno ou levemente toca em suas mãos, dando um sinal de que deve ir se movimentando para sentar.

Essa última fase, também é denominada lição do silêncio.


Foto: montessoriefamilia.blogspot.com.br

Boa Aula!