quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Comer, comer...


Ajude-me a crescer... mas deixe-me ser eu mesmo.
                                                                                                   Maria Montessori



 Foto: blogaroeirahome.com.br


A publicação Alimentação infantil, do Brasil Escola, aborda a relevância dos pais em proporcionar hábitos saudáveis de alimentação para as crianças.

Segundo a Dra. Silvana Montanaro, Psiquiatra e Instrutora para o Treinamento do Método Montessori, todas as atividades relacionadas a cuidar de si mesmo e do seu ambiente, como por exemplo, se vestir, preparar a comida, colocar a mesa, limpar o chão, lavar a louca e tirar  o pó, são atividades chamadas de "Vida Pratica” no Método Montessori e são certamente as atividades que os adultos menos gostam. Mas crianças com idade entre um e quatro anos adoram essas tarefas e ficam encantadas ao serem chamadas para participar disto.



Para muitos especialistas, a rotina corrida dos pais é um dos principais motivos da má alimentação e consequente sobrepeso dos filhos, pois nessa correria cotidiana os pais oferecem alimentos industrializados mais fáceis de serem feitos e acabam transformando isso em um hábito. Para muitos pais, o mais importante é saciar a fome dos filhos, sem se preocuparem se a alimentação deles está ou não comprometendo o futuro de sua saúde. É extremamente importante que os pais deem o exemplo, e também mantenham hábitos saudáveis, já que são eles que determinam o que se consome dentro e fora de casa.

Fonte: www.brasilescola.com/



Leia a matéria AQUI


Aprenda a fazer comida divertida AQUI


Confira!
Revista Bem Alimentado: os benefícios de uma substituição inteligente, da coleção Coletiv@ 2013.